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Exercícios na Gravidez

Todo mundo já sabe que a prática de exercícios físicos melhora e ajuda na saúde e condição física do corpo humano. Porém quando o assunto é exercícios na gravidez, sempre rola aquele preconceito ou então medo de prejudicar a saúde do bebê. Entretanto o que muitos não sabem é que os exercícios durante o período gestacional traz muitos benefícios à grávida e ao bebê.

O corpo da mulher na gravidez passa por várias mudanças hormonais, além de ter aumento de líquido e do fluxo sanguíneo. Tudo isso mais a mudança no físico da mulher fazem com que ela se sinta mais cansada. Com a prática de exercício a mulher consegue fortalecer a musculatura, aumenta a disposição para as atividades do dia a dia, melhora o equilíbrio e até prepara a mulher para o parto.

Com os exercícios certos, as futuras mamães vão poder continuar com suas atividades ou aderir uma nova pática no seu dia a dia, até a hora do parto. Veja abaixo alguns dos tipos de exercícios que os especialistas recomendam.

Caminhada: Segundo os médicos a caminhada é um ótimo começo para as grávidas que querem começar a prática de exercício, já que esse exercício melhora o condicionamento vascular, aumenta o fluxo sanguíneo e diminui o estresse.

Corridas Leves: A prática de corrida só é indicada no primeiro trimestre da gestação e que as corridas sejam suaves e que não ultrapasse a frequência cardíaca adequada.

Pilates: Mesmo sendo um dos o exercício mais indicado para o período gestacional. Porém existem vários exercícios que são contraindicados, por conta da posição e do esforço que a grávida iria passar. Por conta disso, as futuras mamães devem encontrar um especialista em exercícios de pilates para gestantes.

Natação: É também uma das melhores opções para as gestantes, já que os riscos e lesões são menores na água. Entretanto é uma prática indicada para as mulheres que já praticavam exercícios físicos antes de engravidarem. Porém nada impede que as atletas de primeira viagem pratiquem essa modalidade, mas devem respeitar os limites de seu próprio corpo.

Hidroginástica: Também é considerado um dos melhores exercícios para as novas mamães, essa modalidade relaxa e diminui o estresse, o risco de quedas é pequeno e as chances de acontecer alguma lesão é muito baixa. Entretanto a temperatura da água não pode passar de 31ºc. E essa modalidade pode ser feita duas vezes por semana durante 1h.

Bicicleta ergométrica: É a forma de pedalar mais indicada no período gestacional, pois nessa bicicleta existe um encosto onde não irá sobrecarregar a lombar e o tronco irá ficar na posição correta.

Yoga: Segundo especialistas as posições que a yoga proporciona tonificam os músculos, relaxam as articulações e aumenta a flexibilidade da grávida, ajudando a gestante a se adaptar as mudanças do seu corpo durante todo o período. É considerado um dos exercícios mais importantes, pois com o seu centro de equilíbrio irá mudar e a grávida irá passar a usar músculos que antes não usava diminuindo as dores na coluna.

Musculação: Não é a modalidade mais indicada as gestantes, pois trabalha os músculos externos e as gestantes devem se preocupar com os músculos internos. Porém é mais indicado para as mulheres que já praticavam antes. Entretanto devem existir restrições em alguns exercícios da musculação, como por exemplo, as sequências de abdominais.

 A prática de exercícios no período gestacional deve ser liberada pelo médico responsável pela gestação, pois é ele quem irá indicar os melhores exercícios e as frequências com que a grávida irá praticá-los.

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