Aguarde...

Dicas para ajudar seu filho abandonar a chupeta

Comumente, para acalmar as crianças os pais optam pela chupeta ou mamadeira, alguns chegam a utilizar dessa artimanha até o pequeno ter 5 ou 6 anos. Às vezes a chupeta também pode ajudar a criança a diminuir o estresse ou a se adaptar a situações novas e desafiadoras, como começar a ir à creche ou fazer uma viagem longa de carro.

Porém, mesmo que a chupeta colabore com os pais em alguns momentos, temos bons motivos para você ajudar seu filho a abandona-la como ter tendência a infecções no ouvido, ou dificuldade de fala, desenvolvendo problemas. O uso frequente da chupeta faz com que a língua se projete para frente, o que pode causar os dentes tortos ou de ceceio.

A idade ideal para que esse hábito seja retirado é aos dois anos, é importante que ele entre na escola livre de apegos, nesse período compre brinquedos para seu filho succionar como substituto da chupeta.

Os primeiros passos para essa meta é dar copos com canudos para o bebê, eles melhoram o desenvolvimento da coordenação entre a vista e as mãos, e ajudam a por fim ao costume da chupeta.

Explique para a criança e recorde-a que já é grandinha, que já está um mocinho (a) que já vai à escola e que não precisará mais da chupeta. Crie pequenas metas, e quando ele (a) conseguir realiza-las, premie ao conseguir esses objetivos.

Elogie seu filho em todas as atividades que ele fizer corretamente e quando se comportar como crianças grandes. Esta reafirmação positiva sempre funciona. É normal a resistência de alguns meses então não se frustre quando não tiver êxito; isso tornará as coisas piores. Se os dentes da criança se movem, peça conselhos ao seu pediatra de confiança ou com um dentista.

Confira os serviços da Central da Gestação

Equipe Central da Gestação 

Preencha o formulrio abaixo ou ligue para nossa Central de Atendimento

Procura atendimento domiciliar?
Procura atendimento particular?
Prefiro contato por:

Central de Atendimento